top of page

QUEM SOMOS?

O Instituto Ecozinha é uma organização civil de direito privado, de interesse público e sem fins lucrativos.

 

O Instituto Ecozinha tem como finalidade implementar ações que resultem no desenvolvimento econômico, social e cultural da sociedade e suas instituições, com ênfase na educação ambiental e na preservação do meio ambiente, promovendo a nova economia circular de baixo carbono a partir da alimentação.

PREMISSAS E VALORES

(dos Stakeholders envolvidos na Economia Circular do Instituto Ecozinha)

O Instituto Ecozinha tem como missão fortalecer e divulgar o conceito de “responsabilidade compartilhada” da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS,) com seus associados e o mercado no geral.

O Instituto Ecozinha busca a solução mais profissional e eficiente para cada fluxo de resíduo gerado por seus associados, maximizando a coleta e recuperação de resíduos pós-consumo, e otimizando a destinação correta para sua reciclagem na economia circular.

 

O Associado, entende que tem responsabilidade como gerador de resíduos de sempre buscar Reduzir, Reusar, Compartilhar e Reciclar, e de instituir uma "política de compra" que tem como objetivo eliminar a geração de rejeito que vai para o aterro sanitário. 

 

O Associado, entende que é de sua responsabilidade separar cada tipo de resíduo gerado por ele, e de contribuir financeiramente para garantir que a sua parte da logística reversa seja realizada, remunerando os Beneficiadores (Agentes Intermediários) pelo serviço de coleta, beneficiamento e direcionamento (para reaproveito) de cada fluxo de resíduo.  

O Instituto Ecozinha gerencia, rastreia e garante o desenvolvimento da economia circular para seus Associados (Bares, Restaurantes, Hotéis e similares) que por definição acreditam e buscam contribuir para o desenvolvimento de uma nova economia circular, sustentável.

O Comprador da “nova" matéria prima, recuperada, entende que é de sua responsabilidade contribuir financeiramente pelo beneficiamento do resíduo recuperado e a entrega do material para ser re-introduzido em seu processo de fabricação e(ou) reuso. A preferência por matéria prima reaproveitada deve ser instituída como prática fundamental da empresa - sendo que os seus produtos e embalagens também devem ser desenhados para otimizar o seu reaproveitamento (com o menor custo possível) dentro da logística reversa.

Além de minimizar o impacto no meio ambiente, todos os stakeholders da Economia Circular do Ecozinha acreditam que podem crescer, e ao mesmo tempo restaurar, e enriquecer, o solo, as águas e a atmosfera garantindo um futuro próspero para todos.

bottom of page